

Na construção civil, considera-se pré-fabricado tudo aquilo que é executado previamente em uma fábrica (seja uma placa de cimento, uma parede de concreto, ou as pranchas de uma parede de madeira). Ou seja, o que já é preparado previamente e enviado pronto para utilização na obra.
No caso da parede de madeira é exatamente isso. As pranchas da parede, pilares e outras partes são preparados previamente na fábrica (corte da madeira, marcação da posição de cada item da obra e etc) e depois vão para a obra, relativamente prontos para uso.
No sistema que adotamos, alguns detalhes, encaixes de peças e principalmente os acabamentos são feitos no local da execução, por ser um trabalho mais artesanal e desta forma, possibilitar um melhor acabamento. Mas as paredes efetivamente vão prontas para uso, sendo apenas lixadas e envernizadas no local, para dar o acabamento final.
Por que a madeira escolhida é a maciça?
Existem vários tipos de madeira, e o termo “pré-fabricada maciça” é dado para o sistema que utilizamos, onde adotamos uma parede única de madeira maciça de Massaranduba, com 14,5 cm de altura por 3,5 cm de espessura. Assim a parede em madeira é maciça, composta por uma peça inteira de madeira. Desta forma, ao invés de adotar uma parede com mais camadas, utilizando materiais frágeis, trabalhamos com uma peça maciça de maior espessura, que resulta em uma construção mais robusta. A densidade da massaranduba é altíssima, proporcionando maior resistência e durabilidade para a obra.
Porque optar pela construção mista
Nossa construção é mista, pois tem a parte úmida (banheiro, cozinha e área de serviço) em alvenaria convencional de bloco cerâmico, com azulejos até o teto. Toda a parte hidráulica é feita de maneira tradicional, com a tubulação no interior da parede.
O contraste entre a madeira maciça e a alvenaria promovem o estilo rústico das construções, bem como o uso de vidro para favorecer o design. Com isso, a iluminação da casa é favorecida, além de trazer mais conforto para o ambiente.
Vantagens de uma casa mista pré-fabricada em madeira maciça
Comparando com outros sistemas construtivos em madeira, a parede maciça tem uma grande vantagem quando se trata de durabilidade e manutenção. Por ter uma execução mais simples, adotando encaixes do tipo “macho e fêmea” nas pranchas de parede, qualquer manutenção é fácil de se executar.
Por se tratar de uma peça maciça de madeira, é mais robusta, então resiste melhor ao tempo. Isso pode variar de acordo com a qualidade dos materiais utilizados por cada empresa. Na Brasil Casas de Madeira, utilizamos a madeira de Massaranduba, que é a melhor opção para este sistema construtivo. O que resulta em construções com alto padrão de qualidade em estilo rústico.
Comparando com uma obra em alvenaria, a manutenção é bem semelhante. Mas há várias vantagens na execução:
- Melhor custo benefício: a obra é mais barata devido a economia em materiais e o menor tempo da execução.
- Rapidez na entrega: por ser pré-fabricada, a obra tem uma grande vantagem na execução, trazendo mais agilidade à construção.
- Liberdade no projeto: Há pouquíssimas limitações. A construção se dá em um sistema estrutural bem definido (lembra muito uma estrutura metálica na execução), portanto possibilita praticamente qualquer projeto.
- Obra mais limpa: Como o material a ser utilizado na obra já vem praticamente pronto, e o corte de madeira no local é mínimo, há pouca sobra de materiais na obra.
- Obra ecologicamente correta: Toda a madeira utilizada é acompanhada pelo documento de origem florestal e controlada pelo IBAMA, então é uma madeira legal.
Com a adoção de paredes de madeira se reduz drasticamente a utilização de cimento na obra, material esse que gera muito mais poluição em sua cadeia produtiva (desde a mineração do calcário até o uso na obra) que a madeira.
Conheça a Brasil Casas de Madeira Maciça e encontre o projeto do seu próximo lar.