

A madeira é naturalmente um isolante térmico, e ao contrário do que alguns pensam, a casa de madeira não é uma construção quente. Na verdade, notamos que ao comparar uma construção em madeira maciça no padrão construtivo da Brasil Casas e outra em alvenaria nas mesmas condições climáticas, e mesmo projeto, a casa de madeira sempre será mais arejada do que a de alvenaria. Isso acontece porque o calor tem maior dificuldade para entrar na casa de madeira, pois, pelas características do material, as paredes transferem pouco calor para o interior da construção. Este fator, aliado a outros, resultam em um ambiente muito confortável.
Desenvolvimento do projeto influencia na transferência térmica
Já que a madeira atua como um isolante térmico natural, também é importante ficar atento ao desenvolvimento do projeto para aproveitar ao máximo esta característica do material e proporcionar o melhor equilíbrio térmico. Alguns elementos importantes:
- Desenvolvimento do projeto de acordo com o local da construção;
- Manta térmica entre o forro e a telha cerâmica (controlando a temperatura em meio a incidência solar);
- Paredes em madeira maciça de Massaranduba (mais espessas e de alta densidade, resistem melhor à transferência térmica);
- Pé-direito elevado (facilitando a circulação de ar); e
- Posição estratégica de janelas (facilitando a incidência solar e iluminação diurna).
A elaboração do projeto com qualidade e o uso de manta térmica entre o forro e a telha cerâmica funcionam para elevar a eficiência térmica em qualquer sistema construtivo (madeira, alvenaria, misto e etc).
Conclusão
Por conta desse isolamento térmico proporcionado pela madeira, a eficiência de ar condicionado ou de aquecedor é muito maior do que em construções tradicionais de alvenaria. Mesmo em regiões muito quentes, um projeto construtivo bem elaborado resultará em uma residência com grande conforto térmico.
Conheça a Brasil Casas de Madeira Maciça e encontre o projeto do seu próximo lar.