

Para qualquer tipo de construção, só é possível ter um projeto de qualidade se ele for desenvolvido adequadamente para o local onde a casa será construída, e por um profissional da área (Engenheiro ou Arquiteto). É arriscado escolher um projeto pronto e construir no local sem antes ter a análise técnica de um destes profissionais qualificados, para que o projeto seja devidamente adaptado para o local da construção. Para casas de madeira pré-fabricadas, esta mesma lógica deve ser respeitada.
No caso da casa mista, por exemplo, o contraste entre a madeira e a alvenaria acaba tornando o ambiente interno mais claro. Isso somado ao posicionamento correto das portas e janelas nos ambientes, em relação ao norte, resulta em uma casa clara e com excelente iluminação natural. A avaliação de detalhes como estes deverá ser feita por um profissional da área durante o desenvolvimento do projeto, de maneira a evitar erros na qualidade e garantir o conforto da casa quando construída. Confira abaixo mais dicas para avaliar a qualidade do seu futuro lar:
1. Verifique como a obra é executada
É sempre necessário verificar como a obra é executada, se será uma obra completa, se haverá acompanhamento de Engenheiro no local e também, claro, o tipo de madeira utilizada. Cada tipo de material tem suas especificidades e cuidados. No caso da madeira, esta precisa ser certificada e de qualidade. Nesse quesito, para construções em madeira maciça, a Massaranduba é a mais indicada e é a que utilizamos na Brasil Casas de Madeira. Além de ser a mais durável e resistente, sendo indicada inclusive para uso naval.
2. Verifique qual o pé direito mínimo da construção
A altura mínima (ou pé direito mínimo) do teto interno da casa é de extrema importância, bem como sua inclinação. Tradicionalmente, muitas casas de madeira têm forro reto, e com pé direito baixo. Isso leva a um ambiente abafado e com má circulação de ar.
No caso do forro inclinado, é importante conferir a inclinação do telhado e também a altura mínima no ponto mais baixo da edificação. Em construções de madeira, esse tipo de forro proporciona uma melhor circulação de ar.
3. Analise a seleção dos materiais
Há muitos tipos de madeira no mercado e a escolha responsável dos materiais garante uma obra de qualidade. A Brasil Casas de Madeira utiliza o padrão mais elevado de materiais, com a madeira de Massaranduba nas paredes e estrutura do telhado, e pilares de Angelim Pedra.
4. Pergunte como é feito o acabamento da obra
Deve-se verificar se a madeira é envernizada, se o verniz utilizado é de qualidade e adequado para o tipo de madeira. No caso de construção mista, também é importante verificar como será feito o acabamento das alvenarias, se a parte interna será finalizada em massa corrida ou apenas rebocada e se os ambientes úmidos vão possuir azulejos até o teto.
5. Questione como é a entrega da casa
É importante verificar no momento da compra, como será entregue a casa. Em alguns casos a empresa executa totalmente a obra e em outros, o cliente fica responsável pela execução de parte dela (fundação, acabamentos, hidráulica, elétrica e etc). Conferindo exatamente o que faz parte do serviço prestado (memorial descritivo) que se terá uma verdadeira ideia do custo total da obra. É preciso ficar atento quando uma parte grande da obra (principalmente da mão de obra para execução) não está inclusa, pois assim fica difícil prever os gastos e podem ocorrer surpresas.
Conheça a Brasil Casas de Madeira Maciça e encontre o projeto do seu próximo lar.