

O sistema construtivo evolui ao longo do tempo para proporcionar um resultado melhor à construção, como a durabilidade, redução de manutenção e entre outros fatores.
Desde o início, a Brasil Casas sempre utilizou a madeira de massaranduba maciça, que é um dos melhores materiais do mercado. O que evoluiu com o passar dos anos foram os detalhes do sistema construtivo.
Como é a estrutura tradicional das casas de madeira
Muitas empresas trabalham com o sistema construtivo autoportante (onde a estrutura do telhado é suportada diretamente pelas paredes). A longo prazo, esta prática gera muitas manutenções para a construção. Pois como as vigas do telhado estão apoiadas diretamente nas paredes, qualquer movimentação da estrutura pode gerar ruídos e com o passar do tempo, a estrutura do telhado tem uma tendência a “descer” alguns centímetros, o que gera problemas com o telhado. Ao passar dos anos, a Brasil Casas evoluiu este sistema. Confira as mudanças abaixo:
Estrutura da casa feita pela Brasil Casas
O sistema estrutural dos projetos realizados pela Brasil Casas segue as melhores diretrizes do mercado e é diferente do autoportante, sendo similar ao de estrutura metálica. A casa é toda estruturada, todas as vigas que recebem as cargas da estrutura do telhado apoiam diretamente sobre os pilares, deixando que as paredes de massaranduba funcionem apenas como uma vedação, e não como parte da sustentação do telhado. Confira os benefícios desse sistema:
- Redução nas manutenções: Como a estrutura do telhado é independente das paredes, não existe a tendência do telhado “descer” em alguns pontos, evitando problemas com a vedação do mesmo no longo prazo.
- Melhor sustentação: É uma estrutura mais segura, com apoios e travamentos mais eficientes e estáveis.
- Redução do ruído: Como as pranchas de parede não recebem as cargas do telhado, a única força que atua nelas é seu próprio peso. Isso evita ruídos pela movimentação da estrutura da casa, pois as paredes são, de certa forma, independentes da estrutura.
Refinamento de itens de acabamento
As obras da Brasil Casas são entregues com revestimento cerâmico. Nós indicamos as melhores opções do mercado, e a escolha fica a critério do cliente, assim, é estabelecido um padrão de qualidade para todos os itens de acabamento da casa.
Antigamente, o acabamento das paredes internas em alvenaria era realizado com um reboco de areia fina (mais rústico). Hoje, todo o acabamento interno das casas é feito com massa corrida, proporcionando uma finalização lisa, de nível superior ao processo antigo.
Inclinação do telhado elevada
Antes, a inclinação mínima do telhado era de 30% e hoje, está em 35%. Na prática, esta alteração resulta em um ganho estético para a casa. E a longo prazo, significa que o telhado terá menos manutenções, devido ao fluxo de água da chuva que é favorecido.
Elevação do pé-direito mínimo
Com o passar dos anos, o pé-direito mínimo aumentou, para melhorar a circulação de ar pela casa. Atualmente, utilizamos para o primeiro andar de sobrados o mínimo de 2,80m e nas casas térreas e segundo andar de sobrados, a altura mínima de 2,66m. Como o forro acompanha a inclinação do telhado (35%) a altura média casa sempre supera os 3m.
Pilares mais robustos nas varandas

Antes: pilares de 10cm x 10cm

Atualmente: pilares de 13cm x 13cm
Após análise de projetos, buscando uma estética ainda mais atrativa para as casas e também para ajudar na estrutura após a alteração da inclinação dos telhados para 35%, passamos a utilizar pilares de 13cm x 13cm em todas as varandas, de todos os projetos.
Esses são alguns dos diferenciais dos projetos executados pela Brasil Casas, e que devem ser levados em consideração na hora da escolha da construtora.
Conheça a Brasil Casas de Madeira Maciça e encontre o projeto do seu próximo lar.